Seguidores

quarta-feira, 18 de maio de 2011

DESABAFO DE UM PROFESSOR INDIGNADO!!!

Hoje, resolvi inverter a coisa. Darei minha opinião antes de expor o motivo.
OPINIÃO: Piso Salarial do Magistério, é aqui que reside o meu desabafo! Porém, hoje, serei curto e grosso, até porque acho que já fiz meu desabafo via correio eletrônico.
Infelizmente, constato que nosso país continua não levando a sério a nossa Educação. Com base nessa constatação, decidi fazer meu último apelo ao Excelentíssimo Srº Senador Cristovam Buarque - um dos poucos em quem ainda acredito - em prol da Educação. Sei que ele sozinho não poderá fazer absolutamente nada que reflita de imediato para a mudança a que nós almejamos, mas acho que serve, pelo menos, de incentivo e munição para a nossa luta. NOSSA??? Acho que sim.
Mesmo resolvendo procurar outra área de atuação - coisa que já vinha pensando há algum tempo - creio que continuarei defendendo essa luta pelo simples fato de crer, piamente, que a Educação é o único caminho que leva ao crescimento, à evolução e à verdadeira liberdade a que o homem aspira.
CONHECIMENTO É PODER, mas o poder deve ser exercido com dignidade e com respeito, no mínimo, ao seu semelhante. O que venho percebendo em meus 46 anos de idade é que, quanto mais conhecimento, maior a ganância, o orgulho, o egoísmo e a vaidade. Não estou generalizando, muito pelo contrário. Apenas reflito observações que faço, desde minha adolescência, com a grande maioria da população, não apenas brasileira, mas do mundo. Chego a pensar que é um fenômeno normal na raça humana, mas recuo: se assim fosse, estaria forçado a admitir que sou anormal, coisa que, absolutamente, não cogito.
Bem, deixo que você analise e tire as suas conclusões com base nas mensagens trocadas via correio eletrônico que exponho abaixo.
Obs.: As mensagens enviadas ao FNDE foram feitas pelo correio eletrônico do blog e estão patentes. Já as mensagens enviadas ao Senador Cristovam Buarque foram feitas pelo correio eletrônico pessoal e, por isso, foi omitido.

De: Ronaldo Azevedo Dourado [mailto:prof.ronaldoazevedo@gmail.com]
Enviada em: quinta-feira, 12 de maio de 2011 13:25
Para: C C do Atendimento - GABIN
Assunto: Piso Salarial

Boa tarde.

Meu nome é Ronaldo, sou professor concursado do município de Ibititá/BA e gostaria de obter alguns esclarecimentos:

Fatos:

A lei 11.738, que trata do Piso Nacional para professores do ensino público da educação básica, foi aprovada pelo Congresso, sancionada pelo Executivo em 16 de julho de 2008 e teve sua constitucionalidade contesta por cinco governadores através de Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI 4.167) ainda em 2008 e foi declarada constitucional em 06 de abril de 2011 pelo Supremo Tribunal Federal. O Executivo de meu município não pagou, até o momento, o valor do Piso como determina a lei e, segundo rumores, irá pagar a partir de agora, mas não pagará nada retroativo.

Questionamentos:

O Piso deve ser pago a partir de que data?
Há a obrigatoriedade de se pagar retroativo?
Se o Piso é atualizado pelo mesmo percentual de crescimento do valor anual mínimo por aluno referente aos anos iniciais do ensino fundamental urbano (parágrafo único do art. 5º da Lei 11.738/08), que é repassado aos município através das verbas do FUNDEB a partir de janeiro de cada ano, não é lógico que o pagamento atualizado do Piso deva ser, necessariamente, também a partir de janeiro?
Que providências devo tomar para fazer valer o meu direito ao Piso Salarial?

WWW.hotContando com o pronto atendimento desse órgão, desde já agradeço os esclarecimentos.

Prof. Ronaldo.

Em 16 de maio de 2011 18:35, <atend.suporte@fnde.gov.br> escreveu:
Senhor Ronaldo,

Em atendimento aos seus questionamentos, segue fragmento do texto da lei nº.11738/2008:

Art. 3o  O valor de que trata o art. 2o desta Lei passará a vigorar a partir de 1o de janeiro de 2008...

Quer ler as mensagens? Clique aqui

"Educar é crescer. E crescer é viver. Educação é, assim, vida no sentido mais autêntico da palavra."

Anísio Teixeira

“O importante da educação não é apenas formar um mercado de trabalho, mas formar uma nação, com gente capaz de pensar.”

Arthur Giannotti

“Que os comandantes dessa nação tenham piedade do povo sofrido, carente de educação. E que Deus tenha piedade daqueles que governam e não se apiedam de seu povo, pois dificilmente pelo povo será perdoado.”
Prof. Ronaldo

Nenhum comentário:

Postar um comentário