Seguidores

terça-feira, 19 de julho de 2011

Quem é o Verdadeiro Campeão Brasileiro de 1987: Sport ou Flamengo?

Esse foi o título da publicação do blog OPINIÃO! ESQUERDA E VERMELHA e você vai ter um pequeno resumo para, se o tema lhe interessar, ler a íntegra da publicação clicando aqui


Posteres dos dois Rubro Negros de 1987 - Fonte:  blog do Milton Neves

Não foi fácil concluir essa publicação, pois a cada nova pesquisa que eu fazia, descobria uma nova faceta que influenciava minha opinião em relação à polêmica, ora pendendo para um, ora pendendo para o outro clube. Foram várias visitas em diversos sítios e blogs, buscando a maior imparcialidade possível para poder formar a minha opinião pessoal. Por fim, resolvi buscar os argumentos dos dois interessados, Flamengo e Sport, para à partir daí, orientar melhor as pesquisas em busca da verdade.


 
A Polêmica Taça das Bolinhas - Fonte:  Sport

E a verdade é que a polêmica envolvendo esse título de 1987 vai muito além da negação dos clubes integrantes do Módulo Verde em participar do quadrangular final com o Módulo Amarelo. Envolve interesses econômicos, uma total desorganização da CBF e a falta de regras claras para definir quem pertencia a que divisão, com mudanças para o favorecimento de grandes clubes em detrimento de pequenos. Na realidade, essas regras só vieram a ser estabelecidas à partir de 1988, portanto após a polêmica de 1987, e por exigência da FIFA.


Taça da Copa União de 1987 - Fonte: Flamengo
Para poder entender bem a DISPUTA/GUERRA/NOVELA desse título polêmico, é preciso conhecer um pouco da história do Campeonato Brasileiro, de como ele era disputado nos anos que antecederam o de 1987. É o que tentei fazer, buscando respostas a perguntas que pudessem ajudar a compreender a polêmica:
  • Como e quando surgiu o Campeonato Brasileiro?
  • Como ele era disputado?
  • Como se definia os clubes participantes?
  • Quais eram os critérios de ascenção e rebaixamento de clubes?
Orientei então as pesquisas a partir dessas perguntas e daquilo que cada clube afirmava em torno do polêmico título e publiquei o que interessava para desvendar a verdade sobre o Campeonato Brasileiro de 1987.
Inicio contando um pouco da história desse campeonato, abordando principalmente o que se passou de 1980 à 1987. Passo relatar os acontecimentos do Campeonato de 1987 nas versões do Flamengo...

Álbum de figurinhas de 1987 - Fonte: Flamengo
... do Sport...
Protesto contra a Coca Cola em 1987 - Fonte: Sport
(passando por um trecho de entrevista de Homero Lacerda, ex presidente do Sport publicada no Blog do Milton Neves)...
Homero Lacerda,ex-presidente do Sport Recife - Fonte: blog do Milton Neves
... e do sítio Wikipédia, para finalizar emitindo a minha opinião acerca desse polêmico título de Campeão Brasileiro de 1987

Quer conferir a íntegra dessa publicação e conhecer minha opinião com os argumentos? Clique aqui

Cedo ou tarde, a verdade sempre aparece. As gerações futuras saberão julgar melhor, sem conveniências e paixões, para assim, reconhecer o título a quem de fato sobre ele tem direito.
Prof. Ronaldo


Nenhum comentário:

Postar um comentário