Seguidores

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Todo professor deve ter um pouco de ator


Formado em direito e filosofia, professor da Universidade Federal de Pernambuco por 32 anos e ocupante da cadeira de número 32 da Academia Brasileira de Letras, o escritor, dramaturgo e poeta Ariano Suassuna, hoje com 84 anos de idade, concedeu em 2007 uma apaixonante entrevista à revista NOVA ESCOLA.
Fonte: Wikipédia
Autor de “O Auto da Compadecida” e ferrenho defensor da cultura popular brasileira, Ariano Suassuna, aos 80 anos de idade, como Secretário de Cultura do Estado de Pernambuco, se empenhou para colocar em prática o projeto “A Onça Malhada, a Favela e o Arraial”, uma iniciativa que levou suas aulas-espetáculo ao povo pernambucano mais simples.
Fonte: Wikipédia
Em entrevista concedida à revista NOVA ESCOLA em sua edição 203 de junho/julho 2007, Ariano Suassuna mostrou o quão grande é o seu coração e nos deu um verdadeiro exemplo de humildade e de como o brasileiro deve ser, pensar e agir.
Confira abaixo, alguns trechos da entrevista:

Com quantos anos o senhor aprendeu a ler?
Ariano Suassuna
Antes de entrar para a escola, aos 7 anos, orientado...

... O hábito da leitura vem dessa mesma época?
Suassuna
Eu não tenho o hábito da leitura. Eu tenho a paixão da leitura. O livro sempre foi para mim...

... Como começou a escrever?
Suassuna Certo dia, eu tive uma prova de Geografia e não sabia nada. Então, resolvi dar as respostas por meio de versos. O professor quis saber...

... Essa era sua estratégia em sala de aula quando lecionava?
Suassuna Eu sou professor desde os 17 anos. Sempre fui criativo. Uma das coisas de que fazia muita questão...

... A popularização de sua obra literária se deve muito à TV. Como ela pode se tornar um aliado do professor no fomento à paixão pela leitura?
Suassuna A TV é um meio de comunicação no qual a oralidade predomina. Se o professor escolher boas adaptações...

...No seu discurso de posse na ABL, por sinal, o senhor desenganou os pretendentes à sua cadeira dizendo que decidira não morrer nunca. Ao completar 80 anos, essa promessa se mantém?
Suassuna Sim. Você ainda vai me entrevistar quando eu tiver 160 anos. Isso se você tomar algumas providências.


Qual a diferença entre ter virado imortal da Academia Brasileira de Letras (ABL), em 1999, e ser homenageado pela escola de samba carioca Império Serrano três anos depois?
Suassuna Absolutamente nenhuma. Cada uma teve...


... Então, ao escrever o Auto da Compadecida, em 1955, o senhor ainda não tinha consciência do problema racial brasileiro?
Suassuna Isso mesmo. Tanto que na primeira versão o Cristo era branco. A mudança na cor da pele foi um momento de indignação meu motivado pelo comportamento dos americanos. Tinha visto na revista Life a foto...


... E o que o senhor fez?
Suassuna Deixei de ouvir todos e até a mim mesmo e fui consultar o movimento negro do Recife. Me disseram que todos esses termos (pardos, morenos, mestiços) atrapalhavam a vida e...


... Que jeito era esse?
Suassuna Eu tinha aprendido com Euclides da Cunha que nós éramos pardos. Gilberto Freyre, por sua vez, dizia que éramos morenos. Até que no censo de 1980 voltou a pergunta sobre a cor das pessoas. Deu uma polêmica danada. Vieram me ouvir...


... O senhor é um crítico ferrenho do chamado "lixo cultural" que os Estados Unidos tentam impor ao resto do mundo. Quando isso começou aqui no Brasil?
Suassuna Na época da Segunda Guerra. Natal e Recife se tornaram bases aéreas e navais importantes para os Estados Unidos e se encheram...

... Como era seu método de avaliação?
Suassuna Na universidade, minhas provas não eram difíceis e nunca reprovei por faltas. Eu não queria que os alunos...

Quer ler a entrevista na íntegra? Clique aqui
“Sou um pouco ator, como todo professor deve ser.”
Ariano Suassuna

Nenhum comentário:

Postar um comentário